Beabá da Comunicação Interna | Rádio Peão

Rádio peão ou rádio corredor é uma rede informal presente em todo tipo de empresa, não importa o seu tamanho.

Muito bem estruturada por empregados de diferentes níveis e até de localidades distantes, a Rádio Peão sempre está muito bem informada e, muitas vezes, antecipa notícias relevantes como Acordo Coletivo, possíveis demissões, compra e até a venda da própria empresa.

Historicamente a Rádio Peão ganhou uma fama ruim, definições encontradas, inclusive no Wikipédia, trazem um conceito bastante negativo:

Rádio-peão conhecida também como rádio-corredor é um nome informal dado a uma rede de rumores dentro das organizações. Ele é o responsável pelas propagações de fofocas ou notícias falsas. Wikipédia.

Exatamente por essa definição que acompanha a Rádio Peão ao longo do tempo muitos profissionais de Comunicação Interna nas empresas recebem como meta eliminá-la do contexto organizacional.

Mas as redes informais não estão sob o controle dos profissionais de Comunicação Interna ou de Recursos Humanos. A Rádio Peão ganhou novos espaços e o happy hour, os grupos de whatsapp e até o despretensioso cafezinho são oportunidades para que os colegas de trabalho compartilhem o seu dia-a-dia e suas angústias e nisso não há mal nenhum. É a partir deste encontro informal que os empregados constroem uma rede de apoio, suporte este que facilita sua rotina de trabalho e até sua vida pessoal.

Diante desse cenário é fundamental compreender que a Rádio Peão não deve ser combatida, ela pode complementar todo o planejamento de Comunicação Interna. Em uma organização que busca fortalecer o diálogo e a transparência nas suas relações, informações falsas e fofocas são menos frequentes e têm menos poder sobre o clima organizacional. Os grupos informais, que integram a Rádio Peão, podem co-existir com a comunicação formal e munir a Comunicação Interna de pautas a serem discutidas e rumores a serem investigados.

Tente analisar como a Rádio Peão de sua empresa funciona e anteceda os temas mais discutidos nesse rede informal com sua liderança, sempre com muita transparência.

SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?

SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.

Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.

Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.

Ficou interessado? Faça um teste grátis e navegue em nossa plataforma hoje mesmo. Clique aqui e cadastre-se, entraremos em contato com você em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *