Como convencer a liderança a investir em CI
Todo profissional de comunicação sabe que o orçamento é curto para fazer tudo o que precisa ser feito, por isso é desafiador convencer a liderança a investir em Comunicação Interna.
Todo ano é o mesmo dilema: novos projetos não avançam, o recurso das áreas não contempla iniciativas de melhoria para a comunicação interna e o chefe sempre pede para reduzir o orçamento.
Compartilhamos um ótimo argumento para você usar nessa missão: a principal premissa e defesa da área de comunicação é que todo investimento voltado para o público interno reflete externamente, seja na forma como a empresa é percebida no mercado – sua imagem e reputação – seja na própria qualidade dos produtos e serviços.
Na prática, já não existe separação entre público interno ou externo. O empregado também é comunidade, cliente, acionista.
Mais do que nunca a comunicação com ele precisa do mesmo cuidado que a comunicação com qualquer outro público.
Muitas crises são geradas por ruídos internos e com isso, a empresa perde dinheiro, imagem e reputação.
Sabendo disso, o profissional de comunicação precisa estruturar sua defesa de orçamento apontando os principais resultados e avanços da área, comprovando que o dinheiro investido está tendo retorno.
Para convencer a liderança a investir em comunicação interna, você precisa mostrar a ela o planejamento, os objetivos estratégicos da área de comunicação, as metas a serem alcançadas no ano e quais os projetos irão sustentar esses resultados.
Baixe nosso ebook: Comunicação para liderança
Feito isso, é hora de colocar os recursos necessários para chegar lá: custos com fornecedores; projetos; pessoas e projetos.
Na “Pesquisa Tendências em Comunicação Interna 2022” divulgada pela ABERJE e Ação Integrada, a comunicação interna passou a ser ainda mais valorizada pelos presidentes das empresas, com índice de favorabilidade acima dos 80%.
Além disso, a pesquisa aponta que estabelecer indicadores para as ações de comunicação interna em 2022 é prioridade para as empresas (57%) e com isso, os orçamentos foram mantidos (52%) ou aumentaram (31%).
Uma comprovação de que a área tem sido valorizada mas é preciso um dever de casa importante: planejar e apresentar resultados.
Outro fator relevante é garantir que os objetivos da área estejam fortemente ligados aos objetivos estratégicos do negócio.
Leia também: Engajamento interno: tudo o que você precisa saber
Compartilhamos então, 3 argumentos para você convencer a alta liderança a investir cada vez mais na área de comunicação interna:
- A imagem da empresa para atrair investidores e clientes, depende – dentre tantas coisas – de uma comunicação interna bem feita, clara e transparente. Assim como os líderes, a área de comunicação contribui para fortalecer o engajamento interno e o alcance dos objetivos estratégicos do negócio;
- Ao otimizar os processos internos da área de comunicação interna, o profissional poderá focar na prioridade das áreas e do negócio. Por isso, o investimento em transformação digital da comunicação interna ajudará de uma só vez em: reduzir o tempo operacional do profissional e entregar indicadores sobre os melhores resultados das ações de comunicação.
- Ao priorizar a comunicação para o público interno, a empresa ganha velocidade e competitividade frente aos seus concorrentes. Retém talentos e garante embaixadores da marca para fortalecimento de sua imagem. É comprovado que: crises destroem valor de uma empresa. Ao comunicar de forma ágil e transparente, a empresa blinda a sua reputação junto ao seu principal parceiro de negócio: seu público interno.
Leia também: Como conquistar orçamento para a área de Comunicação Interna
Converse com seu líder e apresente como o conteúdo planejado pela área de comunicação é útil e relevante para o fortalecimento da estratégia da empresa.
Demonstre que os projetos e recursos pleiteados estão alinhados com o planejamento estratégico e que você acompanhará os resultados e a contribuição efetiva da comunicação.
Investindo nos projetos de comunicação e em canais internos digitais, será possível mensurar o retorno de ganhos para a empresa; o quanto a liderança conquista maior engajamento com seu time melhor informado e como a cultura da empresa é fortalecida nesse processo.
Acreditamos no seu potencial como profissional estratégico e temos certeza que você vai convencer a liderança e conquistar orçamento para o próximo ano.