Comunicação: uma poderosa ferramenta da liderança para engajar o time
Para atuar num mercado altamente competitivo e globalizado, as empresas buscam cada vez mais processos enxutos, ágeis e otimizados. Equacionar velocidade de resposta e qualidade requer colaboradores muito engajados com o negócio, com senso de urgência e visão sistêmica. Estes atributos não são frutos de uma boa genética ou algo desta natureza. Isto pode até ajudar, mas as condições do ambiente e o papel da liderança são fundamentais para desenvolver estas competências.
Como despertar no time a motivação necessária para que se envolva com o negócio, com sentimento de dono?
A comunicação certamente está na base desta pirâmide.
Há bons comunicadores que não exercem liderança, ao menos a liderança formal, mas não se encontra bons líderes sem habilidade de comunicação.
A comunicação é essencial em toda forma de relacionamento. No mundo do trabalho, pode promover o alinhamento ou o total desajuste de todo processo. Só não é possível ignorá-la. Mesmo quando ignoramos, já estamos comunicando algo, que pode ser entendido como desrespeito ou falta de transparência. E aí não podemos subestimar a força da imaginação e seu efeito, as vezes catastrófico, na tentativa de se compreender a realidade.
Um processo eficaz de comunicação melhora a ambiência e o clima organizacional, promove maior engajamento das pessoas com as metas e resultados e cria um processo cíclico, onde à medida que sou envolvido tenho um sentimento de pertencer, e me sinto mais responsável pelo sucesso. Assim, tenho excelentes resultados e me envolvo ainda mais.
Se a chave do sucesso está numa comunicação eficaz, uma boa pergunta seria como garanti-la então?
Um estudo recente divulgado pela Harvard Business Review mostrou que, parte da resposta está no modo como o líder gerencia o fluxo da informação, tanto para os colaboradores, quanto entre eles. E ainda que o processo de comunicação verticalizado deve dar espaço a um modelo mais dinâmico e fundamentado no diálogo.
A proposta deste estudo avança para quatro elementos do diálogo que são atributos de uma conversa interpessoal: intimidade, interatividade, inclusão e intencionalidade.
Entender e praticar cada um desses aspectos pode melhorar muito o processo de comunicação dentro de uma empresa.
1. A intimidade está relacionada diretamente com a confiança que é estabelecida com as pessoas, o desejo genuíno de ouvi-las e gerenciar o fluxo de comunicação de baixo para cima. Entender as dores do time e se dispor a uma liderança servidora, descendo do palco e se juntando aos demais da equipe cria um sentimento de pertencimento ao mesmo grupo. Também é fundamental se expressar de forma autêntica e direta, sem agenda oculta. A base de qualquer relação de confiança está na coerência daquilo que se diz com aquilo que se faz. Isso não tem nada a ver com expor assuntos de caráter sigiloso, mas em dizer a verdade até quando a verdade for algum assunto não pode ser dito.
2. A interatividade diz respeito a promoção de troca de ideias. Interagir com as pessoas, ouvir o que elas pensam verdadeiramente a respeito de um assunto é um convite para um ambiente de diálogo aberto e tornar-se um grande aliado da confiança. Neste sentido, novos canais de comunicação, aproveitando as tecnologias sociais cada vez mais presentes na vida das pessoas, aplicativos e outros meios de comunicação podem oferecer um importante apoio para promover a interatividade.
3. A inclusão acrescenta uma dimensão importante aos elementos anteriores, significa envolver as pessoas na resolução de problemas e geração de ideias, o que eleva sua auto estima e relevância de tal forma que elas se tornam “embaixadoras da marca” e formadoras de opinião.
4. Por fim, a intencionalidade dá o tom e a direção do diálogo. Uma conversa aberta e informal não significa desprovida de objetivos. É a forma e não o propósito que está em discussão. A intencionalidade é justamente o que dá sentido e objetividade ao diálogo.
Um líder que consegue maestrar esses quatro elementos certamente tem um time mais engajado, que confia e se faz presente na vida da organização, promovendo sua marca e trazendo bons resultados para o negócio.
A comunicação interna e os profissionais de recursos humanos podem oferecer um importante apoio neste processo, à medida que conseguem ter um termômetro do clima organizacional e preparar a liderança para desenvolver uma comunicação mais eficaz com seus liderados.
Embora pareça relativamente simples, a comunicação interpessoal é bastante complexa e desafiadora.
SOBRE A POLIS
Elaine Morita, Diretora Executiva
Executiva na área de Recursos Humanos , atua há 18 anos com seleção e desenvolvimento de pessoas. Trabalhou em grandes grupos dos segmentos alimentício, energia e prestação de serviços, como Tereos Guarani, Louis Dreyfus Commodities e Eventos RH, gerenciando processos de recrutamento e seleção e desenvolvendo políticas de RH. Estruturou programas de trainees, estagiários e aprendizes. Conduziu comitês de sucessão e carreira. Headhunter para empresas como Hutchinson, Fugini, Peugeot, Minerva, ICEC, entre outros. Graduada em Psicologia/UNESP, MBA em Gestão de Pessoas/ FGV e Personal Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Certificada em Assessment DISC pela DISC Exchange.
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