Instagram como canal de Comunicação Interna?

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Instagram na comunicação: Será que vale a pena mesmo?

Com a pandemia do Novo Coronavírus muitas empresas adaptaram sua comunicação com os empregados tornando-a, quase que na totalidade, uma Comunicação Digital.

Da noite pro dia, todas as estratégias tiveram de ser repensadas em formato, conteúdo, contexto e objetivos.

Com essa transformação digital compulsória e em tempo recorde, novas soluções, antes nunca pensadas, foram desenvolvidas pelas equipes de Comunicação Interna, RH, TI e todo mundo que estivesse disponível no momento.

Foi um verdadeiro movimento de trabalho em equipe para disponibilizar computador, acesso remoto aos sistemas da empresa, organização de eventos online e até Café com o Presidente já está acontecendo em formato digital.

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Os profissionais de Comunicação Interna, meus amigos e colegas que tanto troco experiências e angústias, deram um verdadeiro show de resiliência, agilidade e criatividade nesse processo de adaptação recorde. Meus parabéns, sei que não está sendo fácil!

Agora que, aparentemente, “normalizamos” a comunicação digital à distância, tenho percebido um movimento forte para a inclusão de mais um canal de Comunicação Digital adaptado, o Instagram.

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E aqui compartilho os dois cenários possíveis:

1- Perfil com conta privada: neste perfil limitado para seguidores com validação antecipada pelo gestor da conta, o responsável pela Comunicação Interna compartilha ações, divulga notícias e publica os conteúdos no Feed e Stories.

2- Perfil com conta aberta: já este formato permite que empregados e qualquer outra pessoa com conta no Instagram possa seguir a página, visualizar os conteúdos e interagir com as publicações. Aqui também há espaço para BOTs em geral.

Longe de dizer se esta estratégia funciona ou não, aqui quero trazer uma reflexão sobre o perfil dessa rede social dentro de uma estratégia de Comunicação com os empregados, por isso separei em oportunidades e fraquezas:

OPORTUNIDADES:

  • O Instagram é hoje a rede social que mais cresce no Brasil. Em 2020, segundo o report da We Are Social e da Hootsuiteo Instagram é a 4ª rede social mais usada no país, com 95 milhões de usuários;
  • A rede social permite interação imediata por meio curtidas e comentários;
  • Seguidores podem compartilhar os conteúdos internos gerando assim maior alcance da informação da organização para outras pessoas. Uma oportunidade para as estratégias de Employer Branding.

FRAQUEZAS

  • Limitação de apenas UM único link clicável na BIO. Impossibilitando que o compartilhamento de links de outros canais externos em cada publicação;
  • Formatos fora do padrão de conteúdos gerados historicamente pela equipe de comunicação interna, como vídeos na vertical;
  • Impossibilidade de segmentar seus conteúdos para suas equipes (exceto via Stories com a funcionalidade de “melhores amigos”);
  • Impossibilidade de ter dashboards organizadas com os indicadores segmentados e acompanhamento de histórico de adesão, leitura e engajamento;
  • Não há uma versão administradora via Web para gerenciar os conteúdos agendados, publicações disponíveis, comentários, curtidas e demais interações vinculados à sua base de empregados.

E aqui detalho o que eu considero as duas principais fraquezas de usar o Instagram para a Comunicação com os Empregados:

  • Invasão do espaço de distração e entretenimento de seus colaboradores. Vivemos um momento em que todos estão fadigados de múltiplas telas e o alto volume de notícias por múltiplos canais. Lembre-se, com o home office nós já estamos “entrando” na casa de nossa equipe, será que vale a pena entrar em mais este contexto da vida privada de seu empregado?
  • Briga constante com os algoritmos do Instagram – quem trabalha com gestão de redes sociais sabe a verdadeira Odisseia em ganhar alcance e atingir o público de interesse. Ao entrar neste contexto, mesmo que o perfil de sua empresa seja uma conta privada, todos os conteúdos nela publicados irão competir, de forma bastante injusta eu diria, com outros conteúdos que podem ser mais interessantes aos seus empregados como Memes, Notícias, Receita, Fofoca, BBB e tudo o que o Instagram oferece de entretenimento/informação e em infinitos formatos 24 horas por dia.

Seu empregado te seguir no Instagram não garante que o conteúdo será entregue para ele no momento que sua empresa precisa.

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Leia também: A Transformação Digital e a Comunicação Corporativa

Será que vale a pena abraçar mais um canal dentro de um composto já bastante robusto de canais de Comunicação digital com os empregados?

Hoje já usamos canais como E-mail, Rede Social, Aplicativo Mobile, Aplicativo Desktop, Intranet, Reuniões e Eventos Online, Whatsapp, Podcast, Slack e por aí vai….

Vale também lembrar que, o Canal é apenas uma das estratégias no Modelo de Gestão da Comunicação com os Empregados apresentado pela Rozália Dal Gaudio e Paulo Henrique Soares no livro “Sem megafone, com Smartphone: práticas, desafios e dilemas da comunicação com os empregados”.

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Atualmente nós, profissionais de Comunicação Interna, já lidamos com múltiplas estratégias, gerenciamento de campanhas, ações internas e gestão de múltiplos canais.

É hora de buscarmos pela simplicidade na estratégia, no conteúdo e em toda a gestão de indicadores e dos canais. Já dizia o arquiteto alemão naturalizado norte-americano Ludwig Mies van der Rohe: “Menos é mais!”

Por: Mary Gabriela, Head de Customer Success e Especialista em Comunicação Interna

Este artigo foi publicado originalmente no Linkedin.

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