Copa: pegue carona para engajar o seu público interno
O provérbio já dizia “Se não podes contra eles, junte-se a eles”.
Chegando novembro, o futebol vai invadir sua empresa e executivos se preocupam com a queda de atenção e produtividade no período. A verdade é que seus empregados vão mesmo distrair-se com os jogos.
Tentar restringir a febre pelo futebol na empresa é receita certa para frustração e ressentimento do público interno. Então pegue carona nas poucas semanas de excitação com a Copa – que só acontece a cada 4 anos! – para converter a paixão nacional em engajamento por anos.
Cada empresa gerencia a tabela de jogos de forma diferente, algumas liberam suas equipes e outras, devido à natureza ou jornada de trabalho, não têm essa possibilidade e o desafio de gerenciar as equipes durante os jogos é ainda maior.
Por isso indicamos algumas ações para ambas as situações, mas antes anote aí as datas e horários dos jogos do Brasil na copa:
Jogos do Brasil durante a Copa:
Fase de grupos:
Brasil x Sérvia – quinta-feira, 24 de novembro – 16h (horário de Brasília)
Brasil x Suíça – segunda-feira, 28 de novembro – 13h (horário de Brasília)
Brasil x Camarões – sexta-feira, 2 de dezembro – 16h (horário de Brasília)
Em caso de classificação em primeiro do grupo:
Oitavas de final – segunda-feira, 5 de dezembro – 16h
Quartas de final – sexta-feira, 9 de dezembro – 10h
Semifinal – terça-feira, 13 de dezembro – 16h
Final – domingo, 18 de dezembro – 10h
Em caso de classificação em segundo do grupo:
Oitavas de final – terça-feira, 6 de dezembro – 16h
Quartas de final – sábado, 10 de dezembro – 10h
Semifinal – quarta-feira, 14 de dezembro – 16h
Disputa terceiro lugar – sábado, 17 de dezembro – 12h
Final – domingo, 18 de dezembro – 12h
Confira algumas ideias que energizarão o público interno para dar todo seu gás pela empresa quando a bola não estiver em campo.
Flexibilidade:
Dentro do razoável, para funções não críticas que podem ser suspensas por algumas horas, considere dispensar os colaboradores para assistirem aos jogos do Brasil.
Analise o horário dos jogos e avalie se faz sentido permitir o início do turno mais tarde, ou um horário de almoço prolongado, ou o término do turno mais cedo.
Se essas horas precisarem ser compensadas, deixe a regra clara desde o início.
Pontos de transmissão coletivos:
Organize espaços com TVs ou telas na empresa para deixar a turma assistir aos jogos.
O gesto demonstrará que a empresa se preocupa com a alegria dos colaboradores ao mesmo tempo que confia que cumprirão suas responsabilidades sem deixar que os jogos comprometam suas entregas.
Torcer e vibrar juntos é uma forma de promover amizades e aproximar pessoas além de suas próprias equipes, fortalecendo as redes internas e a colaboração entre áreas.
Promova um bolão:
Já que todo brasileiro é ‘técnico de sofá’ e adora dar seus palpites sobre as seleções, por que não usar a prática de ‘gamification’ para promover uma competição amigável dentro da empresa?
Fazer previsões sobre os resultados, além de divertido, permitirá aos colaboradores mostrarem que entendem tudo de futebol – ou no mínimo que são ‘pé quente’ em seus chutes.
Os papos decorrentes do bolão trarão informalidade e descontração para as relações internas e o saldo será mais troca de informação e integração entre pessoas e áreas.
Conheça o Bolão Esportivo da Simplifica.CI: pensado para a sua empresa
Vista a camisa:
Relaxe o ‘dress code’ em dias de jogos e incentive os colaboradores a demonstrarem seu entusiasmo vindo trabalhar caracterizados com camisetas, bandeiras, chapéus, adereços, etc.
Considere até transformar os visuais divertidos e a decoração das áreas em uma brincadeira promovendo um concurso da área que tem a torcida mais criativa e engajada.
#Nós na Copa:
Crie uma hashtag da empresa para os colaboradores postarem em suas redes sociais durante a competição.
Além da troca entre a própria turma da empresa, isso também demonstrará ao mercado que a empresa tem uma cultura saudável onde pessoas felizes trabalham e se divertem juntas.
Nada mais efetivo para atrair novos talentos, pois hoje as pessoas querem trabalhar num ambiente que seja sociável e descontraído.
E mais: você pode aproveitar esse ‘user generated content’ para enriquecer seus canais internos, dando visibilidade às publicações mais bacanas selecionadas das redes dos colaboradores.
Lições do esporte:
Futebol é um campo fértil de metáforas sobre aprendizados que podem ser trazidos para o mundo corporativo.
Use e abuse dos jargões do esporte para impulsionar projetos e objetivos do negócio, falando a importância de ter um plano de jogo, sobre focar no time e não em posições individuais, papéis e responsabilidades de cada jogador, confiar um no outro e passar a bola, determinação para virar o jogo quando ainda dá tempo de bater uma meta, etc.
Fair Play:
Na mesma linha das lições esportivas, use a Copa para enfatizar o ‘jogo limpo’ e reforçar os comportamentos de seu Código de Conduta Ética, como acato às regras, honestidade, relações respeitosas, etc.
Sendo esta a primeira edição de uma Copa do Mundo a acontecer em um país árabe e predominantemente muçulmano, é também uma oportunidade para reforçar conceitos como diversidade, inclusão e tolerância.
Incentivo à saúde:
É sabido que problemas de saúde – como obesidade, hipertensão, diabete, doenças osteomusculares, etc. – são as causas mais recorrentes de absenteísmo e queda de produtividade.
Aproveite o foco positivo no esporte para encorajar a prática esportiva e hábitos saudáveis. Promover jogos informais na empresa pode ser o primeiro passo para tirar alguns colaboradores do sedentarismo.
Convoque a liderança pro jogo:
Deixe claro aos gestores o posicionamento da empresa em relação à Copa para garantir consistência. Seria péssimo a dissonância de uns gestores apoiando a alegria da Copa e outros insistem em impor a linha dura.
Reforce o estilo de liderança desejado na sua empresa unindo os perfis de Técnico e Capitão do time.
O líder Técnico é o treinador que instrui as jogadas e cobra resultados, enquanto o líder Capitão joga junto, inspira o melhor de cada jogador e une o time por resultados comuns.
‘Ho ho ho’ verde e amarelo:
Já se tocou que a Copa, terminando em 18 de dezembro, vai invadir o Natal?
Juntar o espírito esportivo com o espírito natalino pode render uma boa temática nas confraternizações de final de ano da empresa.
Antes de planejar sua ação verifique se a cultura organizacional, as regras internas e a estrutura física são favoráveis.
Uma ação de Comunicação Interna traz resultado quando é pautada pela estratégia e objetivos da empresa.
Boa sorte e boa copa!
Vai Brasil!