5 Ações de Comunicação Interna para o Dia das Mães

Mês de maio já começou e uma das datas mais importantes para ser celebrada vem chegando, o Dia das Mães. Nessa data muitas marcas aproveitam a oportunidade para lançar novos produtos e reforçar seu posicionamento com os consumidores, mas é no Endomarketing e na Comunicação com os Empregados que há mais espaço para a criatividade. Aproveite esta data para valorizar as colaboradoras que são mães ou até festejar este dia com as mães dos funcionários.

Confira 5 dicas de ações de Comunicação Interna para o Dia das Mães:

O valor de cada mãe! 

Homenageie as mães dos colaboradores reconhecendo nelas os valores que elas carregam. Convide os colaboradores para uma entrevista e grave pequenos vídeos para serem exibidos na sua TV Corporativa e via aplicativo mobile.

O que fazer:
  1. Selecione colaboradores de diversas áreas da empresa
  2. Convide para uma entrevista
  3. Agende um local para gravar o vídeo na empresa
  4. Selecione 4 valores de sua empresa e pergunte para os seus colaboradores de que forma a mãe deles age de acordo com um destes valores
  5. Apresente os vídeos ao longo do mês de maio em sua TV Corporativa
Objetivo:

A partir desta ação você convida os colaboradores a refletirem sobre os valores da empresa e identificar em sua mãe maneiras diferentes de vivenciar cada um dos valores selecionados. Desta forma é possível criar uma conexão entre a família e os valores de sua organização.

Exposição de fotos – Amor de mãe! ❤

Valorize as colaboradoras que são mães com uma seleção de fotos com seus filhos. Crie uma campanha convidando as colaboradoras a enviarem suas melhores fotos com seus filhos, vale foto antiga ou recente.

A exibição de fotos pode ser feita de diversas maneiras, o importante é ter sensibilidade na definição do local e posição das fotos, áreas comuns e de grande circulação são áreas mais recomendadas para a exposição de fotos. Confira abaixo algumas ideias para exibição das fotos

Resultado de imagem para arvore de fotos

  1. Árvore da Vida: uma árvore francesa ou árvore natural de sua empresa podem servir de cenário para pendurar as fotos impressas em cordão de juta.

2. Varal da felicidade: monte varais com prendedores coloridos em um barbante na parede.

 

Resultado de imagem para varal de fotos

3. A Arte de Ser Mãe: simule uma exibição de arte e imprima as fotos em A4 ou A3 em papel fotográfico e as exponha em cavaletes de pintura. Lembre-se de indicar o nome das mães e dos filhos nas fotos. Para esta exposição vale utilizar refletores de luz em um ambiente mais amplo para montar o cenário de uma verdadeira vernissage.

Anuncie o período da exposição e convide as mães participantes da exposição para um café da manhã de lançamento oficial da Exposição de Fotos – Amor de Mãe! .

Visita especial – Onde meu filho trabalha!

É muito comum em empresas novas ou equipes formadas por colaboradores jovens que ainda não têm filhos. Mas para este dia não passar em branco ainda é possível fazer uma ação bastante especial.

Convide as mães dos colaboradores para passar uma manhã agradável com os seus filhos na empresa. Organize um café da manhã diferente em uma sala de convivência, recepção ou mesmo no restaurante da empresa, logo em seguida convide os colaboradores a apresentar a empresa em uma visita guiada pelos principais pontos e, é claro, no local de trabalho de cada empregado.

Registre cada momento com fotos e após o evento divulgue as imagens na sua TV Corporativa ou por E-mail.

Observação: atente-se para os requisitos de segurança e separe os EPIs quando necessários.

Resultado esperado:

Além de criar um clima de integração entre os colaboradores, esta visita aproxima filhos e mães e conecta suas mães à cultura da empresa e as permite conhecer mais sobre o trabalho e rotina de seus filhos!

Happy Hour das mães!

Fuja do óbvio e crie um momento descontraído para as mães se divertirem. O local do happy hour pode ser na própria empresa ou em uma barzinho ou casa noturna preferida de sua cidade. Reserve até às 21 horas um espaço descontraído e que permita as mães conversarem e comerem porções variadas com suas colegas de trabalho.

Lembre-se de enviar o convite com antecedência e, se possível, organize um espaço kids com cuidadores especializados para manter os filhos, mesmo que perto das mães, em segurança e distraídos!

Para finalizar a noite entregue um kit de relaxante para cada colaboradora contendo uma venda dos olhos e um kit de chá de camomila personalizado, certamente elas agradecerão pela oportunidade de espairecer a cabeça e se divertir com as colegas.

Brinde personalizado!

Sua empresa não possui verba para criar eventos ou disponibilidade para organizar ações que tomem um pouco de tempo? Tudo bem, você ainda consegue celebrar e parabenizar as mães do trabalho com um ato simples, mas que marca este dia tão importante.

Crie brindes personalizados e deixe na mesa de trabalho de cada colaboradora que é mãe ou está grávida com uma mensagem parabenizando-a pelo grande dia. Lembre-se de deixar o brinde na sexta-feira que antecede o Dia das Mães para garantir o ar de surpresa. 😉 Confira abaixo algumas sugestões de brindes personalizados:

  1. Porta retrato
  2. Aromatizador de mesa
  3. Kit de brigadeiros ou bolo de pote
  4. Material de trabalho como: pen drive, mouse pad, carregador portátil de celular e squeeze
  5. Caneca personalizada
  6. Lancheira térmica ou mini marmita

E aí, já sabe qual das ideias vai organizar na sua empresa? Compartilhe e conte como vai ser o Dia das Mães na sua empresa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *