5 perguntas que você precisa fazer antes de começar o planejamento de Comunicação Interna

Falta pouco mais de 2 meses para encerrar o ano e muitas empresas já começam a se mobilizar para reunir suas equipes e discutir os planos para o próximo ano.

É claro que ainda tem muito para acontecer nesses últimos dois meses. Grande parte das empresas ainda têm a Black Friday para acontecer, uma ação complexa e que exige bastante planejamento também com o público interno. Além de outras campanhas fixas no calendário anual como Novembro Azul, festas de final de ano e campanhas de Natal que com certeza devem estar previstas para serem realizadas mesmo que de uma forma mais simples devido à crise e ao orçamento reduzido, muito característico nessa fase do ano.

Baixar Calendário da Comunicação Interna

Caso você ainda não tenha pensado nas ações que vai realizar até o final deste ano é melhor correr. O tempo é curto e o foco nesse momento deve ser total para fazer uma preparação mais organizada e planejada para o próximo ano. Por isso separamos cinco perguntas que o profissional de Comunicação Interna deve fazer antes mesmo de sentar-se em frente a uma planilha do excel:

  1. Qual o objetivo da empresa?

    É muito comum o planejamento de cada departamento da empresa desmembrar os seus objetivos a partir da meta global da organização e isso não pode ser diferente para a equipe de Comunicação Interna. Cada campanha, ação e novo programa de comunicação devem estar totalmente alinhados com a meta da empresa. Por isso, antes de definir quando e quais ações pretende executar para o próximo ano, é fundamental que haja uma alinhamento das expectativas da sua empresa para então construir uma estratégia de Comunicação Interna.

  2. Qual o maior desafio acredita que deve enfrentar no próximo ano?

    Muitos podem responder que o orçamento seja o maior desafio, mas orçamento sempre é um obstáculo e por isso ele não é a resposta para a segunda pergunta.
    Tente reunir-se com os líderes da companhia como o CEO e os responsáveis por departamentos importantes como Recursos Humanos, Vendas, Marketing, Qualidade e até o Jurídico, a realidade de cada empresa é diferente e você deve dar atenção aos departamentos vitais para a operação da sua companhia. Nessa reunião tente compreender quais desafios a empresa acredita que estarão presentes no próximo ano. Certamente eles poderão aprofundar melhor o seu entendimento estratégico da empresa e dessa forma seu planejamento estará ainda mais alinhado aos objetivos da organização.

  3. Qual a meta orçamentária da companhia?

    Finalmente é chegado o momento de questionar algo tão delicado como esse. Nenhum planejamento pode ser pensado sem antes ter clareza da meta orçamentária da empresa e a disponibilidade de verba para o departamento de Comunicação Interna. Grandes organizações têm uma estrutura bem definida de distribuição do orçamento e o controle tende a ser bastante rígido. Contudo empresas de médio e pequeno porte ainda estão profissionalizando a distribuição de seu orçamento entre os departamentos. De qualquer forma aqui vale uma atenção maior, tente entender o orçamento diretamente com o dono de sua empresa, esse bate-papo pode ser uma maneira de você compreender com mais transparência os limites financeiros que seu planejamento terá no próximo ano.

  4. Sua equipe é suficiente para executar o plano anual?

    Ao definir as estratégias de Comunicação Interna analise o perfil de sua equipe e busque traçar um planejamento alinhado com o talento que tem disponível. É importante verificar se a quantidade de trabalho planejado não irá sobrecarregar o subaproveitar seu time. O ideal é aproveitar ao máximo o potencial e a criatividade de sua equipe.
    Caso não tenha um profissional de CI dedicado, clique aqui e saiba como quando é a hora certa de contratar alguém para a Comunicação Interna.

  5. Suas ferramentas e canais de Comunicação Interna são adequados?

    Por fim e não menos importante questionamento: as ferramentas e os canais de Comunicação Interna disponíveis são adequados para atender à estratégia traçada para o próximo ano?
    Antes de dar o primeiro passo para montar o seu planejamento vale uma reflexão se este é o momento certo de revisar os canais e trazer mais inovação para a sua empresa. Veja em nosso post aqui e saiba como você pode inovar na Comunicação Interna.

    Muitas vezes um bom planejamento pode ser executado de forma equivocada quando o tático e o operacional, ou seja, os canais e as ferramentas de Comunicação Interna são incoerentes e limitados para atender os objetivos definidos inicialmente com a alta gestão

Ao obter respostas completas e transparentes para cada um dos cinco itens acima e você terá em mãos um panorama de sua empresa para ser estudado e, portanto, iniciar o planejamento para o próximo ano. Lembre-se de fundamentar o plano nos anseios de seus clientes internos, dos empregados e das reais necessidades da organização. Isso tudo, é claro, alinhado à estratégia da companhia.

SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?

SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.

Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.

Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.

Ficou interessado? Faça um teste grátis e navegue em nossa plataforma hoje mesmo. Clique aqui e cadastre-se, entraremos em contato com você em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *