A forma Teksid de se Comunicar

A Teksid é um dos maiores grupos de fundição de autopeças do mundo. Especializada na fundição e usinagem de fundidos de ferro e alumínio, o grupo possui fábricas localizadas no Brasil, México, Itália, Portugal, Polônia e também na China.  

No Brasil há duas plantas industriais localizadas em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Somente nestas duas unidades, o grupo conta com mais de 3500 funcionários, sendo que 80% dos colaboradores estão concentrados nas áreas operacionais.

Para uma comunicação acessível a todos os colaboradores, a Teksid conta com uma estratégia de múltiplos canais de Comunicação Interna. 

Canais de comunicação interna utilizados: 

O grupo Teksid no Brasil possui uma estratégia de uso de múltiplos canais que são segmentados pelo público e também pelo conteúdo divulgado. Antes mesmo da pandemia já utilizavam os canais abaixo:

  • TV Corporativa: localizada por toda a planta, como na recepção, na portaria, nas áreas administrativas e nos restaurante;
  • E-mail: para comunicação com a liderança;
  • Aplicativo Mobile: focado nas equipes operacionais;
  • Whatsapp para contato direto e comunicação entre os parceiros da equipe de Comunicação Interna. 

Comunicação com os empregados durante a pandemia

“A Comunicação Interna na Teksid sempre atuou de forma estratégica para alinhar os objetivos do negócio e os interesses dos colaboradores”, afirma Pollyane Bastos, Coordenadora de Comunicação.  Com a pandemia, todos os canais internos foram revisados a fim de fortalecer ainda mais a confiabilidade e a relevância das informações divulgadas. 

Durante o período mais crítico de contágio da doença em Minas Gerais toda a fábrica interrompeu suas atividades e, para manter os empregados conectados, os canais digitais, principalmente o aplicativo Teksid Play, tornou-se a principal fonte transparente e ágil de comunicação, sendo o elo das pessoas com a empresa. 

DESAFIOS:

Durante a parada da fábrica o desafio maior foi manter os empregados conectados à empresa.

Após início da retomada do trabalho nas fábricas, o maior desafio de comunicação foi a conscientização da nova forma de trabalhar e também a mudança de comportamento no ambiente de trabalho, como o distanciamento e os protocolos de higienização. 

SOLUÇÕES:

Um comitê de trabalho multidisciplinar formado pelas áreas de Recursos Humanos, Comunicação, Saúde, Engenharia de Segurança do Trabalho e Comitê Diretivo construiu dois projetos importantes:

  • Protocolo de retomada gradual das atividades
  • Autoavaliação Covid-19: formulário de monitoramento diário do estado de saúde dos colaboradores. O acompanhamento, em caso de contágio confirmado, é feito pela equipe de Saúde da Teksid para melhor recuperação do empregado. 

Em ambos os projetos o papel da liderança foi essencial para a comunicação e adesão do novo protocolo por meio de um dos valores fundamentais da Teksid, a Liderança pelo Exemplo. 

Resultados: 

Com uma estratégia de comunicação focada no Teksid Play, durante o período da pandemia, a Taxa de Adesão atingiu o maior resultado da história da SimplificaCI,  98% de todos os colaboradores da empresa instalaram o aplicativo e 90% usa com recorrência semanal o Teksid Play para acompanhar diversos conteúdos. 

Atingir estes indicadores é resultado de um trabalho de longo prazo, com foco em conteúdo relevante para os empregados. Com o planejamento e segmentação adequada das mensagens-chave, a equipe de Comunicação da Teksid, gerencia diversas estratégias para manter o engajamento dos empregados em todos os canais. Compartilhando desde o cardápio do restaurante, rotinas administrativas, auditorias, certificações e, agora no contexto da pandemia, orientações para prevenção, cuidados e fatos e mitos a serem explicados. 

Desta forma, a empresa assume o papel de ser fonte confiável de informações verdadeiras, entregues de forma rápida e transparente para todos os colaboradores. “Ficou muito claro que a Comunicação Interna é estratégica para o negócio, sobretudo em momentos difíceis”, afirma Kamilla Kris M. A. Ventura, Analista de Comunicação da Teksid.

Próximos passos:

A Teksid já está em trabalho de padronização de sua estratégia de comunicação para as demais unidades de negócio no mundo. Os colaboradores do México já utilizam o Teksid Play e em breve, os empregados de Portugal e Polônia terão acesso à estratégia de comunicação digital da empresa. Todo o trabalho é desenvolvido e gerenciado pela equipe de Comunicação da Teksid no Brasil.

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