Ações para o Dia Mundial do Meio Ambiente: celebre a data na empresa ou em casa

Definido em 1972 durante a “Conferência de Estocolmo”, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todo dia 5 de junho, tem como principal objetivo convidar toda a sociedade a atentar-se aos problemas ambientais recorrentes e à necessidade da preservação dos recursos naturais que não são inesgotáveis.

É importante que as marcas e as pessoas se debrucem a essa questão primordial e é responsabilidade da Comunicação com os Empregados trazer esse tema à discussão entre os colaboradores e convidar todos a repensarem seus hábitos dentro e fora da empresa.

Uma data tão importante pode ser desmembrada em ações ao longo de uma semana ou apenas no dia 5 de Junho. Não se preocupe, nós criamos ações adaptadas que podem ser realizadas tanto na empresa, quanto na casa dos empregados, assim mesmo aqueles que estão em Home Office devido à quarentena, conseguem participar.

Antes de estruturar o planejamento para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente analise a cultura de sua empresa e tente identificar questões ambientais em que a companhia apresenta bons exemplos para reforçar ou práticas internas que precisam de ajustes. É fundamental ter clareza dos objetivos de uma ação de Comunicação Interna antes de realizá-la. É desta forma que a área apresenta resultados e conquista mais espaço dentro de uma organização. Para te ajudar com isso, dê uma olhada na nossa Planilha de Planejamento. 

Confira agora sugestões de temas e cinco ações com objetivos claros para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente:

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em 2015, mais de 150 líderes mundiais se reuniram na sede da ONU, em Nova York, para definirem uma nova agenda de desenvolvimento sustentável formada por objetivos que deverão ser implementados por todo mundo até 2030. São os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que abrangem questões fundamentais para a humanidade e abrangem três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, social e a ambiental. A partir dos 17 objetivos e das 169 metas, espera-se uma ação colaborativa entre a sociedade nas áreas cruciais para a humanidade e o planeta, divididos em: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. 

  • Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
  • Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
  • Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
  • Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
  • Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
  • Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  • Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
  • Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
  • Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
  • Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
  • Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
  • Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
  • Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos 
  • Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
  • Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
  • Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
  • Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Os objetivos de número 6, 12, 13, 14 e 15 destacados acima são temas norteadores para diversas ações. Para saber mais sobre cada um desses objetivos clique aqui. Aproveite o conteúdo de cada ODS na divulgação e embasamento das ações propostas a seguir.

5 Ações de Comunicação Interna para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Definido o tema mais coerente para a realidade do seu negócio é o momento de escolher e planejar as ações e os resultados esperados para cada uma delas.

1. Campanha de conscientização interna

Objetivos: reforçar os 17 ODSs e as práticas já realizadas pela empresa para o meio ambiente

Resultados esperados: maior adesão dos colaboradores às atividades já realizadas pela empresa para preservação do meio ambiente. Lembre-se de definir uma meta a ser alcançada junto da equipe responsável pelos programas de Meio Ambiente da empresa.

Antes da campanha:

  • Faça um mapeamento completo com os técnicos responsáveis das atividades realizadas pela empresa e identifique os procedimentos que necessitam de maior adesão dos empregados.
  • Priorize os projetos mais críticos para serem destacados na campanha.
  • Levante indicadores históricos e processos já implementados.
  • Defina a ordem dos conteúdos que serão abordados ao longo da campanha.

O que fazer:

  • Entregue uma sugestão de pauta com os conteúdos, projetos e procedimentos levantados acima para os líderes da empresa abordarem o tema com suas equipes.
  • Faça DDS (Diálogo Diário de Segurança) temático na Semana do Meio Ambiente e defina uma pauta por dia, por exemplo um ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU) para cada dia. Clique aqui para saber mais.
  • Divulgue na TV Corporativa e no meios de comunicação de sua empresa os projetos realizados pela corporação, as metas deste ano, os desafios que o planeta enfrenta e a responsabilidade de todos os colaboradores na preservação do Meio Ambiente. 
  • Ao final da campanha verifique os responsáveis pela área de Meio Ambiente os resultados e apresente para sua diretoria. É a Comunicação Interna contribuindo diretamente com os resultados da empresa. 😉
  • Convide os colaboradores a compartilharem as ações que eles fazem diariamente para preservar o Meio Ambiente: coloque nas redes sociais a foto do colaborador e a dica dele sobre o tema, é claro, com autorização prévia do colaborador. Desta forma você valoriza o empregado e reconhece pequenas atitudes.

2. Dia da Faxina 

Objetivo: conscientizar o colaborador sobre o descarte correto do lixo reciclável.

Resultados esperados: 

  • Conscientizar sobre o descarte de resíduo na empresa e nas casas dos colaboradores.

Antes da campanha:

  • Defina uma data, preferencialmente aos finais de semana ou após a jornada de trabalho, e o período de duração da ação.
  • Cada colaborador participante poderá receber com antecedência um pequeno kit com os materiais necessários para realizar a faxina: luvas, sacos plásticos…
  • Verifique se na cidade em que os colaboradores residem já tem alguma ação de coleta seletiva de lixo reciclável e informe aos participantes o dia e o horário que o caminhão costuma recolher. Caso não haja esse tipo de ação, a empresa pode reservar ou solicitar um veículo adequado para transportar o lixo.

O que fazer:

  • Divulgue a ação e as formas de inscrição dos voluntários internos para realizar esta ação. Convide também os familiares deles a participarem da atividade. Uma ação em família perpetua a conscientização e ajuda a transformar pequenos hábitos.
  • Realize um pequeno treinamento para esclarecer o passo a passo da ação, os requisitos de separação do lixo, as responsabilidades de cada participante durante a faxina e explique que o intuito da ação é fazer com que, de forma consciente, cada um separe o lixo reciclável de sua residência e mantenha o hábito posteriormente.
  • Peça aos colaboradores para apresentarem os resultados da separação do lixo reciclável do lixo comum por meio de fotos ou vídeos e depois peça a permissão para divulgar o material nos canais de Comunicação Interna (TV Corporativa, E-mail, Mobile e Desktop) e apresente os resultados em números para toda a empresa.

3. Distribuição ou adoção do copo ou caneca

Objetivo: conscientizar os empregados quanto aos danos presentes no uso e descarte excessivo de plástico no dia a dia.

Resultados esperados: 

  • Eliminar o uso de copos descartáveis na empresa
  • Reduzir custo na compra de copos

Antes da campanha:

  • Verifique com o setor de compras a quantidade de copos adquiridos mensalmente e o custo que essa compra representa no orçamento da empresa, depois defina a meta oficial desta ação.
  • Mande fazer copos e canecas personalizadas com a logo da empresa para todos os colaboradores. Ou peça para que os colaboradores adotem um copo ou uma caneca e os tragam para a empresa, após o período de quarentena.
  • Defina a data limite para eliminação do uso de copos descartáveis e entrega do copo/caneca aos empregados em suas casas.

O que fazer:

A entrega dos copos/canecas pode ser feita de forma simultânea em toda a empresa ou por departamentos ao longo da Semana do Meio Ambiente. Durante o período de entrega reforce nos canais de comunicação da empresa os indicadores de consumo de plástico na corporação e em todo o mundo. A informação conscientizará para o novo hábito que a empresa quer trazer no cotidiano dos colaboradores.

Lembre-se de pedir para os colaboradores fazerem fotos e apresentar nos canais de comunicação as ações de entrega e os resultados obtidos com a campanha.

4. Combate ao desperdício de água

Objetivo: conscientizar e responsabilizar todos os empregados sobre os desperdícios potenciais de água dentro e fora da empresa.

Resultados esperados: 

  • Identificar pontos de desperdício de água na empresa e nas casas dos colaboradores
  • Eliminar o desperdício de água
  • Reduzir custo

Antes da campanha:

  • Oriente para que eles analisem o custo com água e definam uma meta de redução.

O que fazer:

  • Divulgue nos canais de comunicação interna os procedimentos para informar e solicitar reparos de vazamentos de água em toda a empresa.
  • Na empresa, coloque adesivos nas pias em banheiros e lavatórios com dicas de redução de consumo de água.
  • Realize um pequeno treinamento explicando sobre a importância da redução do consumo de água e apresente as ações para serem colocadas em prática.
  • Entregue de brinde a todos os colaboradores e terceirizados redutores de vazão para usarem nas torneiras de suas casas, desta forma todos conseguirão perceber a importância de reduzir o consumo de água efetivamente.
  • Finalizada a campanha divulgue os resultados obtidos nos canais de comunicação interna e reforce a colaboração de todos.

5. Distribuição de plantinhas

Objetivos: conscientizar os colaboradores sobre o desmatamento 

Resultados esperados:

  • Melhorar o ambiente de trabalho mesmo em Home Office

Antes da campanha:

  • Procure empresas que vendem vasinhos com pequenas plantas e faça orçamento. Lembre-se de perguntar se eles entregam.
  • Defina data, horário para o envio de mudas aos colaboradores.

O que fazer: 

  • Divulgue dados gerais de desmatamento no país nos canais de comunicação de sua empresa.
  • Informe aos colaboradores que eles vão receber uma pequena plantinha para cultivarem em casa. Não se esqueça de avisar o dia e horário da entrega.
  • Peça aos colaboradores para tirarem fotos quando receberem a plantinha, para que sejam postadas nas redes e, por fim, divulgue os resultados da ação.

E aí, já sabe qual das ideias vai organizar na sua empresa? Compartilhe e conte como vai sua empresa vai celebrar e contribuir com Meio Ambiente.

Leia também:

Planejamento de Comunicação Interna: como fazer?

Canvas da Comunicação Interna: como aplicá-lo no seu dia a dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *