Beabá da Comunicação Interna | Ponto Cego
Em seu mais recente livro com o título “Endomarketing Estratégico: como transformar líderes comunicadores e empregados seguidores”, Analisa Brum aborda de forma muito direta e esclarecedora o Ponto Cego da comunicação com os empregados, e o Beabá da Comunicação Interna desta semana traz esse termo pouco falado, mas que tira o sono de muitos profissionais de CI.
Mas o que é o “ponto cego”?
Certamente você já ouviu esse termo quando foi tirar sua carteira de habilitação, pois o termo trazido para o ambiente organizacional é muito semelhante. Ponto cego na CI é o público cujo processo formal de Comunicação Interna não recebe a informação na hora certa e no local certo, são eles:
- Representantes de vendas e colaboradores externos
- Motoristas e montadores externos
- Colaboradores em diferentes unidades e distantes da sede
- Empregados que trabalham no segundo e terceiro turno
- Trabalhadores rurais
- Empregados em ambientes de trabalho diferentes
- Franqueados e suas equipes e
- Lojistas
Estratégias de comunicação como uma equipe de Agentes de Comunicação Interna, o desenvolvimento do Líder Comunicador e o uso de aplicativos no celular podem contribuir a reduzir o ponto cego e a fortalecer o processo de Comunicação Interna. Para saber mais sobre o uso do aplicativo mobile, clique aqui.