Como estruturar um departamento de Comunicação Interna de sucesso
Início de ano é tempo de rever os resultados do ano anterior, repensar os projetos e avaliar os próximos passos para que 2017 seja ainda melhor para a Comunicação Interna.
Já falamos sobre planejamento de CI aqui, da importância da área estar alinhada aos pilares da organização e acompanhar de perto a estratégia da empresa, garantindo assim conexão e proximidade com os empregados.
É comum grandes projetos, campanhas e novos programas perderem força no decorrer do ano e isso se deve, principalmente, pelo grande volume de “pequenas urgências” que surgem no meio do caminho. Esses desvios muitas vezes são novos comunicados e divulgações a serem feitas por demanda dos clientes internos que ainda estão aprendendo a incluir a Comunicação Interna em seu planejamento anual.
Como área estratégica da empresa é fundamental que toda companhia perceba a CI dessa forma. Pensando nisso separamos algumas dicas importantes que poderão ajudar você a construir um departamento de Comunicação Interna de sucesso em sua empresa ou franquia, veja abaixo:
- Tente agir como uma Startup. Antes de desenvolver o MVP (sigla em inglês que significa Produto Mínimo Variável), as Startups buscam definir e compreender melhor a dor que pretende resolver, ou seja, o problema que o cliente vive diariamente e que estaria disposto a pagar por uma solução oferecida pelo mercado. A área de Comunicação Interna precisa, em seu diagnóstico, identificar o que o empregado necessita e a meta da empresa, ou seja, as reais dores de seus clientes, para então poder definir a mensagem a ser trabalhada em seus canais.
- A mensagem é o foco. É comum os clientes internos solicitarem campanhas para quase todo trabalho a ser desenvolvido pela Comunicação Interna. A grande desvantagem nisso é que o empregado tem dificuldade em identificar o que é prioridade para empresa. Ao invés de focar em construir muitas campanhas, tente dedicar seu planejamento na mensagem e definir uma prioridade a ser trabalhada internamente. Busque ter um equilíbrio nos pilares (IMC) da Comunicação Interna, na plataforma você consegue acompanhar como as mensagens estão sendo distribuídas e ajustar seu planejamento para equilibrar essa conta, para saber mais sobre os três pilares clique aqui.
- Crie indicadores. Mensurar e acompanhar os trabalhos de Comunicação são os grandes desafios da área. Antes de definir indicadores de resultado, busque alinhar com sua equipe indicadores de processo para poder comprovar o volume de trabalho feito e identificar os canais com maior audiência. A plataforma da DoohNow disponibiliza indicadores de processo como Taxa de Visualização Direta e Indireta, audiência por canal e por conteúdo entre outros.
- Acompanhe o seu orçamento. Assim como todas as áreas, a Comunicação Interna também precisa ter controle e responsabilidade com os custos. Inclua em seu planejamento o valor que pretende investir em cada ação e acompanhe, mês a mês, se está respeitando o planejado e quanto conseguiu economizar. Dessa forma você consegue, por meio de números reais, comprovar que também contribui com a redução de custos na empresa.
- Automatize seus processos. Depois de alinhar seu planejamento, verifique o que pode ser automatizado. Programe divulgações muito recorrentes como aniversariantes do mês, feriados e compensações, procedimentos e entre outros. Dessa forma você tem mais tempo para dedicar seu trabalho em atividades que agregam valor à Comunicação Interna e também à empresa. Na plataforma da DoohNow você pode programar as divulgações selecionando o canal, público e datas de entrada e saída de seu interesse.
E você, que outra dica acha importante para construir um departamento de Comunicação Interna de sucesso nesse ano? Conte para nós e compartilhe sua experiência!
SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?
O SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.
Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.
Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.
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