Emplyoer Branding e Employee Value Proposition | O empregado como protagonista nas organizações

Emplyoer Branding e Emplyoee Value Proposition (EVP) são termos um pouco distintos mas que colocam o empregado no centro da estratégia.

Abordado inicialmente por Simon Barrow, co-autor do livro The Employer Brand, Bring the Best of Brand Management to People at Work e publicado pela primeira vez num artigo no Journal of Brand Management em 1996, o Emplyoer Branding, resumidamente, busca atrair a admiração e vontade das pessoas trabalharem em sua empresa.

Já o Emplyoee Value Proposition, o EVP, representa o valor e reputação da empresa pela ótica do empregado. É a partir do EVP da organização que é possível identificar os reais motivos que contribuem para a atração de novos talentos e a permanência do funcionário na companhia

Dentre os atributos mais importantes avaliados pelo empregado no EVP da empresa estão:

  • Salário e benefícios;
  • Relacionamento com a liderança e
  • Clima organizacional.

Toda empresa possui uma proposta de valor para o empregado, mas é fundamental que ela seja formalizada e trabalhada nos canais de comunicação. Dessa forma cada funcionário passa a compreender a relação de “dar e receber” que é estabelecida com a organização. Ao identificar os reais valores que a companhia consegue entregar, o colaborador passa a perceber maior transparência, proximidade e coerência com aquilo que espera da empresa e, consequentemente, seu engajamento com os desafios da companhia aumenta.

Estabelecer um relacionamento que permite o diálogo com a liderança da empresa é também um desafio que a Comunicação Interna enfrenta. Informar, motivar e conectar os empregados também faz parte da missão de cada gestor, por isso o departamento de CI deve dedicar sua energia para educar e formar uma liderança com habilidades para comunicação, veja mais dicas nesse post aqui. 

Toda a estratégia de relacionamento, comunicação e políticas salariais e de carreira interferem na percepção do clima organizacional e isso se reflete nos resultados da companhia. Exatamente por isso, a construção de uma empresa boa para se trabalhar deve ser missão de todos na companhia.

“As melhores empresas para trabalhar são mais produtivas, mais rentáveis, possuem índices de satisfação de clientes mais elevados, um número de acidentes e afastamentos médicos bem mais baixos, e até desempenho superior em bolsas de valores”, explica Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil.

Para atingir resultados expressivos na construção do EVP da empresa é fundamental que seja construída uma equipe multidisciplinar e diversificada. Para isso a Comunicação Interna deve formar uma parceria com a área de Recursos Humanos e com a alta direção. Mas em toda a estratégia o empregado deve sempre assumir o papel de protagonista para que a organização consiga atingir os resultados esperados.

Para que cada proposta de valor seja verdadeiramente percebida e absorvida é importante que seja traçado um planejamento de Comunicação Interna, veja 5 Dicas para fazer o planejamento nesse post aqui. 

E você, sabe identificar o EVP de sua empresa? Conte para gente como é feita a comunicação de seu EVP para os empregados.

 


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