Engajamento interno: tudo o que você precisa saber
Engajamento interno é fundamental para a sua empresa e para a sociedade.
A comunicação interna aumenta o conhecimento sobre os temas relevantes e ajuda a criar sinergia de propósitos do público interno e da empresa conquistando sua confiança.
Para alcançar o engajamento interno é preciso:
- ter a melhor estratégia de comunicação interna
- fazer uma curadoria de conteúdos em Comunicação Interna
- criar editorias para organizar os conteúdos
- definir a frequência do compartilhamento de conteúdos;
- selecionar a abordagem mais adequada para o seu público interno
- utilizar storytelling para entregar valor à estratégia
- ser autêntico na hora de criar conteúdos
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Como ter a melhor estratégia de comunicação interna
O primeiro passo é realizar um bom diagnóstico com escuta ativa da Comunicação Interna e definir os objetivos da área. Feito isso, é hora de definir as melhores iniciativas em um planejamento estruturado e pôr em prática.
Como fazer uma curadoria de conteúdos em Comunicação Interna?
Selecione temas relevantes para o seu público-interno. Isso pode ser feito por meio de pesquisas internas, análise de indicadores de comunicados das ações anteriores, demandas da empresa etc.
Com a plataforma da Simplifica.CI, você descobre quais são os temas de maior interesse do seu público-interno.
Como criar editorias para organizar os conteúdos
Editorias são subdivisões temáticas de canais de comunicação. Por meio delas fica mais fácil o público-interno entender as mensagens e você pode organizar melhor os temas.
Para criar editorias, não há uma regra específica, você precisa analisar e selecionar categorias relevantes que respondam a estratégia da sua empresa.
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Como definir a frequência do compartilhamento de conteúdos
Toda a estratégia se completa com a curadoria do conteúdo, criação das editorias para segmentar os comunicados internos e o mais importante: a frequência de envio.
Por um acaso, você já presenciou o Jornal de Notícias da TV esperar aprovação de matéria para sair no horário definido?
A frequência do compartilhamento de conteúdos depende da realidade e da necessidade de cada empresa. Depois de estabelecida a frequência, organize o processo, oriente as áreas e garanta o cumprimento dos prazos.
Como selecionar a abordagem mais adequada para o seu público interno
A escolha da abordagem e tom da mensagem é extremamente relevante para uma comunicação interna eficaz. O objetivo de cada comunicado é entregar a mensagem-chave e isso não acontece se o empregado não compreende o que foi escrito.
É fundamental conhecer o perfil do seu público-interno e definir a forma com a qual a empresa pretende se posicionar. Uma boa dica é usar a referência do posicionamento de marca e valores da empresa. Isso te auxiliará a escolher o melhor tom da mensagem para gerar mais engajamento interno.
Como utilizar storytelling para entregar valor à estratégia
As empresas que adotam o storytelling criam e consolidam uma boa imagem no imaginário social e automaticamente despertam o interesse pela sua marca.
Você pode criar o storytelling em formato de texto e disponibilizá-lo em sua newsletter ou no site da empresa, ou em formato de vídeo e disponibilizá-lo na TV Corporativa, no App Mobile e nas redes sociais.
Como ser autêntico na hora de criar conteúdos
Uma marca autêntica tem um propósito e uma personalidade coerentes com a forma como ela se apresenta ao mercado. Além disso elas aumentam a sua credibilidade, constroem uma personalidade única e aumentam o valor da marca.
O mais importante é transmitir a personalidade em cada conteúdo de uma forma humanizada e original. Utilize histórias reais, personagens, resultados da empresa que expressem os valores sendo vivenciados.
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