Quatro características fundamentais para a Comunicação Interna nas empresas

Todos os anos as empresas sentem a necessidade de reformular algum processo importante como os processos de logística, produção e até de vendas. Essas revisões são fundamentais para revisitar antigos problemas e identificar, dentro dos processos internos, novas oportunidades de melhoria e maneiras mais assertivas da empresa se adaptar às novas tecnologias e às mudanças de comportamento dos consumidores e também dos empregados. Exatamente por isso, o processo de comunicação dentro das empresas precisa ser constantemente analisado para que a Comunicação Interna consiga acompanhar a velocidade com que as mudanças acontecem.

Para que seja possível levar informação e entregar as mensagens chave para os empregados, em meio a tantas transformações organizacionais, a comunicação interna precisa ter quatro características, que são:

  1. Transparência: nem sempre as mudanças que ocorrem nas empresas são positivas ou trarão muitos benefícios para todos os colaboradores, isso é comum e faz parte do mundo corporativo, portanto é necessário que todo o processo de comunicação interna tenha maturidade e trabalhe toda a informação com transparência. Ser transparente alinha expectativas, dá credibilidade e reduz os riscos de ruídos entre os empregados. Pense nisso!
  2. Recorrência: a Comunicação Interna não pode ser lembrada apenas em momentos de celebração ou datas comemorativas esporádicas. A comunicação com os empregados tem de estar presente em todas as etapas da vida organizacional do colaborador e por isso precisa de recorrência e organização. Lembre-se de utilizar sempre os canais formais para comunicar, informar e também motivar.
  3. Flexibilidade: em algumas situações ser flexível e adaptar as mensagens e o uso dos canais vai ser fundamental para que a informação chegue com rapidez para os colaboradores. Reflita e prepare-se para momentos que vão exigir mais flexibilidade de você.
  4. Rapidez: a velocidade com que as mudanças acontecem pode ser maior que a velocidade em que se dá o processo de entender a mudança e comunicá-la a todos os empregados. Por isso é fundamental que a comunicação interna esteja envolvida logo quando as mudanças estão acontecendo, ou quando estão previstas, para que todas as informações cheguem no tempo certo para todos os empregados.

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