Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e a Comunicação Interna, uma parceria que gera resultado

Em um mundo altamente competitivo, entregar um produto ou oferecer um serviço de qualidade já não é mais o grande diferencial. Além de atender às demandas dos clientes e consumidores, as empresas são cada vez mais exigidas a cumprir normas e procedimentos rigorosos em todas as etapas de seus processos de produção, logística e prestação de serviços.

Para assegurar que toda a sua cadeia produtiva atende regras pré-estabelecidas, empresas de diversos tamanhos passaram a aprimorar os seus processos por meio da implantação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, além disso essa estratégia também possibilita a obtenção de certificações que endossam e reforçam o compromisso da empresa no atendimento dessas normas e procedimentos.

Entre os principais benefícios em se obter uma certificação por meio do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com os especialistas, são:

  • Aumento da eficiência no trabalho;
  • Melhor desempenho operacional e redução de erros e perdas no processo;
  • Facilidade em atender de forma consistente às demandas dos clientes;
  • Maior motivação e comprometimento dos colaboradores com a qualidade na empresa;
  • Maior destaque entre os concorrentes, consolidando a marca no mercado e
  • Torna a organização altamente competitiva com produtos em conformidade às normas técnicas.

Para cada segmento há uma certificação específica que aborda detalhes técnicos e exigências determinadas como por exemplo para o ramo alimentício, de tecnologia, saúde, aviação e ambiental. Confira abaixo as principais certificações e os detalhes que as diferenciam.

  • ISO 9001: é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema. Este documento possui ferramentas de padronização, é um modelo seguro para a implantação da Gestão da Qualidade. Qualquer empresa pública ou privada pode obter essa certificação com base na ISO 9001, independente do seu setor, produto/serviço oferecido.
  • ISO 14001 Gestão Ambiental: é uma ferramenta criada para auxiliar a empresa a identificar, priorizar e gerenciar riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.

  • OHSAS 18001 Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional:  define os requisitos mínimos para melhores práticas em Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional.
  • ISO/IEC 20000 Gestão de Serviços de TI: é a primeira norma de qualidade específica, internacional e independente que estabelece requisitos de qualidade para fornecedores do setor de Tecnologia da Informação, aproximando a entrega dos serviços das demandas do negócio e do cliente. Ela é aplicável a qualquer operação de Gestão de Serviços de TI na qual seja necessária uma abordagem consistente de todos os fornecedores da cadeia de fornecimento.

  • ISO/IEC 27001 Gestão de Segurança da Informação: é o padrão e a referência Internacional para a gestão da Segurança da Informação, assim como a ISO 9001 é a referência Internacional para a certificação de Gestão em Qualidade.

  • ISO 13485: é uma norma de Sistema de Gestão da Qualidade independente, derivada da internacionalmente reconhecida e aceita ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade. A ISO 13485 adapta o modelo de processos da ISO 9001 para um ambiente regulamentado de fabricação de dispositivos médicos. A ISO 13485 foi escrita para apoiar os fabricantes de dispositivos médicos no desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade que estabelece e mantém a efetividade de seus processos. Isto garante a consistência de projeto, desenvolvimento, produção, instalação e entrega de dispositivos médicos seguros em sua proposta.
  • Bonsucro: Better Sugarcane Initiative  é uma certificação global lançada em julho de 2011 que avalia a sustentabilidade dos produtos fabricados a partir da cana-de-açúcar.
  • FSSC 22.000: é a gestão de riscos voltada à Segurança dos Alimentos em toda a cadeia de fornecimento de alimentos, desenvolvida para os sistemas de gestão de segurança de alimentos para consumo humano e para animais. Além disso, a FSSC 22000 inclui transporte e armazenamento no local se for parte da operação.

O desafio de conquistar uma certificação como as descritas acima não é exclusividade das áreas de Qualidade e Gestão das empresas. No processo de auditoria, as empresas independentes têm como procedimento auditar os documentos que formalizam as normas internas e também acompanham o nível de acesso e conhecimento dos colaboradores em geral sobre as diversas normas e procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Exatamente por isso que algumas certificações como ISO 14001, Bonsucro e FSSC 22.000, por exemplo, exigem em seus documentos processos de Comunicação Interna e auditam, com o mesmo rigor, o departamento de CI e todo o trabalho que é desenvolvido para Informar, Motivar e Conectar os colaboradores às normas e procedimentos desenvolvidos pelo Sistema de Gestão da Qualidade.

Na auditoria, geralmente, o auditor independente busca avaliar o trabalho efeito pela área de Comunicação Interna nas empresas em disponibilizar, orientar e reforçar as regras, procedimentos e divulgar todas as etapas da preparação e da auditoria efetiva nos mais diversos canais de Comunicação Interna. Algumas auditorias, inclusive, fazem entrevistas aleatórias com os colaboradores para confirmar se todo a informação, compartilhada nos canais de Comunicação Interna, foi totalmente absorvida.

Uma vez bem avaliada na auditoria, a Comunicação Interna além de contribuir no processo de certificação, reforça mais uma vez seu papel estratégico dentro de uma organização. As equipes do Sistema de Gestão da Qualidade e da Comunicação Interna, firmam, portanto, uma parceria que gera resultado para a empresa.

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