Você cuida da saúde organizacional de sua empresa?

 

No dia Nacional da Saúde, é preciso também refletir a respeito da Saúde Organizacional de sua empresa. Alavancas como motivação, engajamento, clareza dos papéis, inovação, entendimento dos ambientes interno e externo a definem. Mas você cuida e monitora os índices de Saúde Organizacional de sua empresa?

Ações de Comunicação Interna podem contribuir diretamente na melhora e sustentação dos índices de Saúde Organizacional. Veja abaixo 5 dicas básicas que a Comunicação Interna pode executar para elevar estes índices:

  1. Faça um diagnóstico: antes de implementar novas campanhas e revolucionar as regras, identifique, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas, o nível da Saúde Organizacional. Investigue a respeito da existência e conhecimento da Missão e Valores por exemplo.
  2. Priorize: em cada diagnóstico são identificados diversos problemas a serem atacados. Identifique o mais crítico como prioridade. Aos poucos trabalhe um problema por vez. Quando tudo é prioridade nada é priorizado.
  3. Seja claro: em um processo de transformação, a comunicação precisa ser clara a todos os colaboradores. Garanta que todos, mesmo aqueles que não estejam diretamente envolvidos em algum projeto, tenham conhecimento das mudanças que estão por vir. É importante que todos sintam-se pertencentes a esse momento.
  4. Crie parcerias: toda campanha que envolva transformação organizacional e que contribui com a Saúde Organizacional deve ser construída em parceria com as diversas áreas da empresa. O principal aliado é o departamento de Recursos Humanos. Envolva-o sempre e os efeitos serão melhor percebidos.
  5. Monitore: acompanhe periodicamente os resultados das ações de comunicação pelos índices de Saúde Organizacional. Desta forma será possível identificar as ações mais assertivas e os possíveis ajustes de rota.

Segundo a Mckinsey, empresas com bons índices de Saúde Organizacional, em relação àquelas com índices baixos, apresentam melhores resultados no mercado. Neste mesmo estudo é verificada a relação direta da Saúde Organizacional em indicadores importantes como o EBITDA (clique aqui para saber mais).


SIMPLIFICACI – O QUE FAZEMOS?

SimplificaCI é uma plataforma que tem como objetivo simplificar o dia-a-dia do profissional de Comunicação Interna para tornar o departamento cada vez mais estratégico na empresa. Somos a única solução disponível no mercado que permite a gestão de múltiplos canais com diferentes níveis de acesso em uma única plataforma.

Nossa solução fortalece a Comunicação Interna, simplifica os processos de produção, segmentação e envio de conteúdo em até cinco canais diferentes.

Por meio da gestão de indicadores de processos, o profissional de Comunicação Interna acompanha, em tempo real, o engajamento dos colaboradores com as estratégias e identifica quem são as pessoas mais ativas na plataforma. Melhore os seus resultados, fortaleça a cultura da empresa, seja transparente, potencialize a Comunicação Interna e simplifique os processos em uma única plataforma.

Ficou interessado? Faça um teste grátis e navegue em nossa plataforma hoje mesmo. Clique aqui e cadastre-se, entraremos em contato com você em breve.

Compartilhe!

One thought on “Você cuida da saúde organizacional de sua empresa?

  1. Obrigado por este conteúdo, muito bom, sensacional acompanhando os artigos aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *