Canvas da Comunicação Interna: como aplicá-lo no seu dia a dia

Inspirado na metodologia Lean, o Canvas da Comunicação Interna nasceu de uma parceria entre a SimplificaCI e a Otimifica. Muito utilizado em negócios digitais, o Business Model Canvas, criado por  Alex Osterwalder, até então não possuía uma versão dedicada ao planejamento de Comunicação. Diante desse cenário, a Otimifica, fundadora da metodologia Inbund PR, lançou o Canvas da Comunicação. Entretanto esta versão está mais focada no marketing digital e a Comunicação Interna, com essa nova parceria firmada conosco, ganha uma versão exclusiva para efetuar o planejamento com a persona mais importante em uma organização: os empregados. 

Lançado em meio a um dos maiores desafios que as organizações já haviam enfrentado, a crise do Novo Coronavírus, o Canvas da Comunicação Interna posiciona os colaboradores como protagonistas no processo de Comunicação e contribui na elaboração de um planejamento mais estruturado com métricas e resultados claros. 

Com o fortalecimento da comunicação com os empregados em uma nova estrutura de trabalho por meio do trabalho remoto, a Comunicação Interna torna-se responsável por garantir o alinhamento estratégico, compartilhamento das decisões, orientações de trabalho e até para humanizar as relações de trabalho neste novo normal que se estabelece. 

De acordo com a pesquisa Trust Barometer de 2020 da Edelman, 92% dos brasileiros esperam que as organizações, ou seja, a empresa em que eu trabalho, seja fonte oficial de informações, fortalecendo a confiança entre o empregado e a sua empresa. Desta maneira, a Comunicação Interna ganha total visibilidade e se posiciona num patamar mais relevante e estratégico sendo assim responsável por Informar, Motivar e Conectar seus empregados. 

Para assistir à live completa de lançamento e acompanhar o debate sobre Comunicação Interna entre Otimifica e SimplificaCI clique aqui. 

O Canvas da Comunicação Interna

Com o diagnóstico em mãos e a clareza dos objetivos da organização, é o momento do profissional de comunicação com os empregados desmembrar esses objetivos em seu planejamento tático e em seguida no operacional. 

É neste momento que o Canvas da Comunicação Interna deve ser acessado. É por meio dele que o plano tático será construído a partir das personas a serem trabalhadas nos processo de Comunicação com os empregados. 

As personas, dentro de uma estrutura organizacional devem ser definidas a partir de três grupos, pelo menos, são eles: liderança, equipe da operação e área administrativa. A realidade de sua empresa ajudará você a identificar os contextos e detalhar os aspectos de sua persona. Cada persona deverá ter um Canvas de Comunicação Interna a ser trabalhado. 

Nesta etapa do planejamento, as personas, ou seja, os empregados ou os receptores, são o ponto inicial de seu planejamento. Entender como se comportam, quais os anseios, a forma que se comunicam e as necessidades comunicacionais dos colaboradores é parte fundamental no momento de definir seu planejamento tático. Para saber mais como efetuar este planejamento e entender cada item do Canvas da Comunicação Interna acesse o nosso Ebook em parceria com a Otimifica aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *