5 Ações de Comunicação Interna para celebrar o Dia da Árvore

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Escolhida por anteceder a primavera, essa data é celebrada anualmente para estimular a reflexão e a preservação do Meio Ambiente.

Antes de planejar alguma ação com seus colaboradores para marcar essa data importante, verifique internamente com outros departamentos se sua empresa possui projetos concretos e em atividade para preservação e proteção do Meio Ambiente. A coerência entre o discurso e a prática são fundamentais para o engajamento e compreensão da mensagem pelos colaboradores. Pense nisso antes de fazer qualquer ação de comunicação interna e endomarketing.

Promova o dia da Carona Solidária

A Carona Solidária é uma ideia muito simples e que pode se tornar prática dos colaboradores ao longo de todo ano. Divulgue na sua TV Corporativa ou nos Aplicativos Mobile e Desktop os pontos de carona disponíveis, os horários e abra para os colaboradores se inscreverem no programa de Carona Solidária.

No Simplifica Desk e Mobile é possível utilizar as funcionalidades de reações e comentários dos comunicados para fazer a inscrição dos colaboradores,  cada interessado em oferecer ou pegar a carona solidária faz o comentário no comunicado enviado e pronto, a prática da Carona Solidária já pode fazer da cultura da organização.

Apresente dados e projetos de prevenção ao Meio Ambiente da empresa no DDS

Ao longo da semana da Árvore prepare o conteúdo de apoio para a equipe de Segurança do Trabalho repassar nos DDSs (Diálogo Diário de Segurança). A equipe de Meio Ambiente pode estar presente no momento para reforçar a mensagem e também tirar dúvidas e orientar melhor as equipes.

Tente separar os conteúdos de forma dinâmica para que a mensagem a ser repassada apresente os projetos desenvolvidos pela empresa, seus resultados para o Meio Ambiente e oriente como cada colaborador pode e deve contribuir com a preservação da natureza.

Espalhe o verde 

Aproveite o momento e distribua mudas e sementes aos colaboradores com tags informativas. Separe antecipadamente mudas nativas ou sementes e coloque tags com orientações detalhadas sobre o plantio e também com os cuidados da muda. Aproveite o momento para montar uma exposição de plantas nativas em espaços de uso comum como áreas de descanso, hall de entrada, recepção, corredores e restaurante.

Viveiros municipais distribuem mudas e podem ser parceiros nesta ação que divulga a atividade na cidade e promove maior conscientização entre os empregados.

Árvore da Vida

A árvore é o principal símbolo que representa a vida. Nesta data importante monte uma árvore fake em locais de grande circulação com materiais simples como post it, EVA ou adesivos. Cada elemento da árvore deve ser representado pelos valores, projetos e as pessoas que hoje contribuem com a conscientização e preservação do Meio Ambiente em sua empresa.

É uma oportunidade da Comunicação Interna reforçar os compromissos da organização em preservar o planeta e também de valorizar aqueles que hoje atuam diretamente nestas iniciativas.

Plantio de mudas solidário com a família

Nada mais simbólico que reunir todos os empregados e sua família em uma manhã para reflorestar um espaço público na comunidade em que sua empresa está inserida.

Entre em contato com ONGs e Projetos de sua cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e agende uma manhã para a realização deste evento ao ar livre.

Em um local estruturado e preparado antecipadamente, organize seus colaboradores em equipes para plantar e regar as mudas disponibilizadas pela empresa. Lembre-se de disponibilizar tenda com água para os participantes e de identificar os locais mais adequados para efetuar o plantio das mudas. O objetivo da ação é de envolver toda a família numa atividade e também garantir que o local será reflorestado de forma inteligente e sustentável.

E você, o que está planejando fazer para marcar o Dia da Árvore na sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *