Dia Mundial da Água – Ideias e inspirações para a comunicação interna

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data definida pela ONU em 1993, é resultado da Agenda 21, um marco da ECO-92 ou RIO-92 ocorrida no Rio de Janeiro em 1992. O documento estabeleceu a importância de todos os países em se comprometerem a refletir sobre a forma pela qual todos os setores da sociedade podem cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.

No Dia Mundial da Água, ficou estabelecido que todos os países devem promover a conscientização para a conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e desde então os governos, entidades e empresas realizam ações diversificadas para economia, reuso e preservação da água.

Essas ações podem fazer parte do calendário das áreas de Meio Ambiente ou Sustentabilidade nas empresas, mas a Comunicação Interna deve e pode contribuir para atingir melhores resultados, confira cinco dicas da SimplificaCI abaixo:

  • 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: estabelecidos em setembro de 2015 pela ONU e mais 150 países, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU fazem parte das ações até 2030. Entre eles, está o de número 6 que tem como objetivo Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Aproveite a divulgação dos 17 ODSs e crie conteúdo relevante para conscientizar seus colaboradores para redução do desperdício e preservação da água potável na sua região. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável você tem acesso aqui e podem ser compartilhados em seus canais internos como E-mail, TV Corporativa e aplicativos mobile e desktop.
  • Entrega de redutor de vazão de água: como medida prática para contribuir com a redução do desperdício de água também na residência dos colaboradores, é possível entregar um redutor de vazão para torneira de plástico junto de informações e dicas práticas para o colaborador reduzir sua conta de água e também contribuir para o planeta.
  • Criar conteúdo de orientação para TV Corporativa e aplicativo Mobile: aproveite a oportunidade para reforçar mensagens de redução de consumo de água em sua empresa. Indique os contatos que devem ser acionados para o caso de vazamentos em banheiros, copas e demais instalações da companhia. Caso o segmento de sua empresa atue diretamente com o uso e devolução de água para o Meio Ambiente reforce as ações praticadas pela organização e apresente os indicadores das iniciativas da empresa em reduzir o uso deste recurso. É a oportunidade de prestar contas e valorizar o trabalho das equipe de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
  • Plantio de mudas ou doação de mudas: distribuir ou plantar mudas nativas é uma prática comum no Dia da Árvore no mês de setembro, mas também pode ser replicada no Dia Mundial da Água. Isso porque a arborização urbana e a preservação da mata ciliar contribuem para a preservação dos mananciais. É importante atentar-se para que a doação ou plantio seja de mudas nativas, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente podem orientar a melhor opção de muda para sua cidade.
  • Mutirão de limpeza: infelizmente ainda é comum a prática de jogar lixo nas ruas e, por consequência, grande parte destes resíduos chegam aos rios e mares. Se sua empresa possui programa de voluntariado, convoque os voluntários para um mutirão de limpeza na beira de rios e mares. Aproveite o momento para debater sobre a importância de todos fazerem sua parte e sirva um café da manhã para celebrar a participação, lembre-se de terminar o evento sem qualquer resíduo no local. Aqui convém inclusive convidar crianças e familiares de seus colaboradores e fazer deste dia um momento de conscientização e trabalho em equipe.

É dever e responsabilidade da equipe de Comunicação Interna, antes de planejar ações como essa, verificar se a empresa age adequadamente com relação ao Meio Ambiente e, principalmente, ao uso da água e limpeza dos rios e mares. Todas as campanhas devem estar alinhadas aos valores de sua empresa e ser coerente nestas situações é fundamental para que a mensagem principal seja bem aceita. Preservar a natureza é uma responsabilidade de todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *