Inovação na Comunicação Interna | O Futuro é Agora

Inovação não  é mais a palavra do momento, é uma exigência de todas as organizações e clientes nas mais diferentes situações. Todos os profissionais são estimulados, e até pressionados, cotidianamente a apresentar ideias e projetos inovadores, e com a Comunicação com os Empregados não poderia ser diferente.

Com um volume cada vez maior de informações a serem divulgadas e projetos realizados, o profissional de Comunicação Interna passa a assumir mais desafios e, por consequência, acumula atividades estratégicas e operacionais para executar no mesmo prazo de entrega que tinha antes, ou seja, o trabalho aumenta, mas o tempo de execução não. Conclusão, a rotina fica mais exaustiva e complexa para uma equipe cada vez mais enxuta.

Diante deste cenário desafiador, a inovação é um caminho a ser seguido. O futuro da Comunicação Interna é agora e o profissional pode dedicar seu tempo, que fica cada vez mais limitado, e produzir mais campanhas e apresentar melhores resultados.

Comunicação digital

Apesar do nome, com a Comunicação Digital as estratégias offline continuam sendo utilizadas, mas agora são somadas ao uso da tecnologia para acelerar a entrega das mensagens chave aos colaboradores no momento e canais certos. Revistas, jornais, quadro de avisos, banners e faixas passam a conviver e dividir o espaço com tecnologias já consolidadas na Comunicação Interna como a TV Corporativa numa gestão mais simplificada e, mais recentemente, o  Aplicativo Mobile como canal de comunicação interna.

Utilizado de forma mais organizada e segmentada que aplicativos de mensagens instantâneas como o Whatsapp, o Aplicativo Mobile para Android e IOS apresenta resultados melhores de entrega, indicadores como cliques, leitura e permite a participação ativa dos empregados por meio de reações, curtidas e também comentários. É a Comunicação Interna ampliando o diálogo com o colaborador por meio da Comunicação Digital.

Gestão Simplificada

Como você gerencia seus indicadores e acompanha os resultados de suas ações de Endomarketing na sua empresa?

A inovação e o uso de tecnologia já estão disponíveis para auxiliar os gestores de Comunicação Interna a gerenciar, de forma simplificada, o seu trabalho com os colaboradores. Não é mais necessário criar inúmeras planilhas com números complexos para criar gráficos e tabelas. Agora é mais fácil acompanhar seus indicadores de processos, analisar as métricas de suas campanhas e seus comunicados. Acompanhe relatórios e garanta que o seu trabalho seja entregue a todos os empregados, clique aqui para saber mais.

Uso de Múltiplos Canais

Uma mesma mensagem distribuída em formatos e momentos diferentes para os empregados. Essa é a melhor estratégia para ter mais engajamento em suas campanhas de Endomarketing. E isso você já pode começar a praticar agora em sua empresa. Evite utilizar um único canal como E-mail ou Quadro de Avisos. Cada canal de Comunicação Interna cumpre um papel diferente durante a jornada de trabalho dos colaboradores. Mas lembre-se de não replicar o conteúdo exatamente igual em todos os canais que tem disponível em sua empresa. Inove utilizando GIFS animados, vídeos, imagens e adapte o texto e a linguagem para os canais a serem utilizados.

A TV Corporativa, que atualmente apresenta uma vasta possibilidade de conteúdo, apresenta melhores resultados quando exibe mais imagens e textos curtos, bem resumidos e de fácil entendimento.

Já os Aplicativos Mobile e Desk, com funções de reações e comentários, permitem maior interação e participação dos empregados. Lembre-se dessas funcionalidades ao redigir o texto ao preparar a mensagem a ser divulgada para os colaboradores.

Seja assertivo no uso do e-mail. Tente enviar comunicados e mensagens relevantes em horários estratégicos e maior visualização. Acompanhe seus indicadores para analisar e identificar qual o melhor canal a ser utilizado em suas campanhas.

Inovação Offline

Inovação nem sempre precisa envolver robôs e tecnologia super avançada. Avalie seu orçamento e o que hoje tem disponível em sua empresa para inovar na forma de fazer a comunicação com os seus empregados.

Eventos, café com presidente e comitês de trabalho, além de aproximar e melhorar as relações entre as equipes, contribuem com a criação de novas e diferentes ações. Lembre-se de adequar seus projetos de inovação à cultura de sua empresa.

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