10 Estratégias para sua TV Corporativa ser mais atrativa

Conteúdo em vídeo e imagens mais dinâmicas sem dúvida são mais atrativos e trazem maior engajamento de todos e isso não é diferente quando se fala da TV Corporativa.
Um dos canais mais procurados e que mais cresce na área da Comunicação com os Empregados, a TV Corporativa já conquistou seu espaço e veio para ficar em posição de destaque quando falamos de estratégia de canais em Comunicação Interna.

Mas como está sua estratégia de conteúdo da sua TV Corporativa?

Um planejamento adequado em Comunicação Interna deve atrelar o objetivo e resultados esperados aos canais de forma estratégica e adaptada à realidade da cultura de sua empresa e pensar de forma inteligente a distribuição e ordenação dos conteúdos faz bastante diferença e contribui com a adesão às campanhas de endomarketing e engajamento dos colaboradores.

Antes de avançar na definição de sua estratégia de conteúdo pense e responda as perguntas abaixo:

  • Já parou para pensar em que tipo de conteúdo seus colaboradores têm interesse em acompanhar nas TVs? Elabore uma rápida pesquisa, analise os dados que a equipe de Recursos Humanos já tem como faixa etária, sexo, tempo de casa, escolaridade, número de filhos e etc…
  • Qual o local em que os aparelhos estão instalados?
  • Quanto tempo por dia os colaboradores terão acesso à TV e a sua programação?
  • Quantas TVs sua empresa tem instalada?
  • Além da TV Corporativa, sua empresa utiliza outros canais de Comunicação Interna, como app mobile, e-mail ou aplicativo desktop?
  • Qual o objetivo e os desafios da Comunicação com os Empregados de sua empresa?

Analisados os pontos acima é hora de dar início à definição da estratégia de conteúdo para a TV Corporativa de sua empresa.

1. Aniversariantes do Mês

Nada mais atrativo e gratificante do que celebrar e parabenizar os aniversariantes do mês também na TV Corporativa. Além de enviar mensagens de parabéns aos canais diretos (E-mail e aplicativos Mobile e Desktop), na plataforma SimplificaCI você também automatiza a divulgação dos aniversariantes do mês na TV Corporativa.

Edite o template disponível e adapte para sua identidade visual e pronto, sua programação diária irá divulgar nome e foto dos colaboradores.

2. Notícias Externas

Intercale sua programação com conteúdo de interesse da maioria dos colaboradores. Notícias de esporte, culinária, notícias regionais, do Brasil e do Mundo são ótimas alternativas para preencher sua TV Corporativa com conteúdo atualizado e de forma automatizada.

Inclua na sua estratégia de conteúdo, notícias mais adequadas para o horário, público e cultura da empresa. Incluir notícias relacionadas com o segmento que sua empresa está inserida também vale como forma de ampliar o conhecimento dos empregados no contexto em que a organização está inserida.

3. Previsão do tempo e cotação do câmbio

Previsão do tempo e cotação do Euro e Dólar também são conteúdos que atraem o olhar do colaborador para a tela da TV. De forma automática, defina as cidades que tem interesse e acrescente esses conteúdos dinâmicos entre a sua programação. É sempre válido intercalar conteúdo interno de grande importância com notícias e conteúdos como esse para garantir que o empregado estará com o olhar atento à programação.

4. Cardápio e dicas de alimentação

Em fábricas e grandes empresas o Restaurante e a Copa são locais bastante estratégicos para instalação da TV Corporativa. Por ser um local de grande circulação e um período de pelo menos 10 minutos de permanência, é fundamental que a programação seja pensada para apresentar conteúdo diferente e atrativo pelo tempo mínimo de permanência. Desta forma o colaborador conseguirá assistir a toda programação sem tanta repetição.

Incluir o cardápio da semana e atrelar o conteúdo a dicas de alimentação saudável, receitas rápidas e curiosidades dos alimentos presentes no menu semanal trazem informação de qualidade e contribuem com o engajamento ao cardápio oferecido.

Orientações para conscientizar contra o desperdício de alimentos e a limpeza do local também devem fazer parte da programação destas TVs.

5. Carona solidária na TV Corporativa

Uma ação simples de sustentabilidade e de grande promoção de integração entre os colaboradores, o uso da Carona Solidária certamente atrairá a atenção dos colaboradores à TV Corporativa.

Inicialmente divulgue o início desse apoio na divulgação e abra inscrição para que os interessados em oferecer carona possam informar a periodicidade, o telefone de contato e ponto de encontro e destino final.

Inclua na sua programação a divulgação das caronas disponíveis nas TVs de sua empresa. Além de contribuir com o caronista, serão menos colaboradores expostos aos perigos de trafegar sozinhos pelas ruas e estradas.

6. Crie conteúdo de forma segmentada

Na plataforma SimplificaCI é possível ter uma programação diferenciada para cada TV Corporativa. Com players independentes, você tem toda autonomia para definir que tipo e por quanto tempo cada conteúdo será divulgado.

TVs que permanecem ligadas dentro dos setores como Logística, Comercial, Recepção, Tecnologia da Informação e Diretoria necessitam de uma programação mais extensa e por isso mais atrativa.

Defina as notícias de acordo com o perfil da área, divulgue as datas das reuniões, eventos e fotos dos encontros e happy hour realizados. Avalie diretamente com os gestores das áreas em quais desafios a Comunicação Interna pode contribuir.

7. Utilize imagens atrativas

Use e abuse de imagens, fotos dos colaboradores, registros de eventos e conteúdo institucional que você já tem disponível em seu banco.

A TV Corporativa, diferente dos outros canais, dá um grande destaque às imagens e cores. Sempre que possível, traga fotos em boa qualidade para resumir e exemplificar a mensagem que quer passar.

8. Dê movimento à sua programação na TV Corporativa

Vídeos e imagens em movimento dão mais dinamismo ao conteúdo e reforçam a mudança das mensagens na tela da TV Corporativa.

Use vídeos já produzidos pela empresa, aproveite os efeitos de transição disponíveis na plataforma e inclua GIFs animados ilimitados da SimplificaCI.

9. Use textos menores

Há muitas mensagens a serem passadas na TV Corporativa, mas é preciso redefinir os conteúdos para textos menores e de fácil leitura. Em média cada tela da TV permanece em exibição por pelo menos 20 segundos, um tempo adequado para percepção de novo conteúdo e leitura da mensagem, porém é possível indicar mais ou menos tempo de exibição.

Caso precise trazer conteúdos mais densos e que necessitam de mais texto tente resumir toda a mensagem em vários textos menores entre 140 ou 170 caracteres, semelhante a uma manchete jornalística.

A mesma estratégia também deve ser usada para a definição do título. Apesar de curto ele deve deixar claro o contexto e conteúdo que está sendo tratado.

10. Mantenha o conteúdo atualizado

O colaborador percebe rapidamente se a programação está desatualizada ou não. Manter uma recorrência mínima de atualização e apresentação de conteúdo interno novo é fundamental para que a TV Corporativa seja efetivamente aceita como um canal oficial e estratégico de Comunicação com os Empregados.

Utilizar os conteúdos noticiosos, dinâmicos como previsão do tempo e aniversariantes são alternativas para apresentar uma programação atualizada. Contudo, os conteúdos pertinentes e exclusivos da empresa precisam estar atualizados. Por isso ao programar a entrada de um novo conteúdo interno lembre-se de selecionar a data correta para sair da programação e avalie periodicamente a prévia de sua programação antes de finalizar a atualização dos conteúdos a serem exibidos.

 

O resultado de uma boa estratégia de conteúdo para sua TV Corporativa?

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